Aplicativo dá descontas em multas

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou no mês de outubro um aplicativo para smartphones com sistema operacional Android ou IOS que dará descontos a infratores de até 40% em multas que cometerem como uma forma de incentivar a utilização do aplicativo. Para receber o benefício basta se cadastrar no aplicativo que fará a Notificação Eletrônica para o Conselho Nacional de Trânsito como uma solicitação de liberação do crédito.

Ainda não se sabe se todos os órgãos estaduais irão adotar ao sistema. Sabe-se que a Policia Rodoviária Federal  fará o uso do sistema, mas o departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) declarou que só começará no ano que vem, sem comprometimento com uma data em específica. A expectativa é que se espere pela virada do ano e também para fixar as multas que tiveram alteração de valor ainda neste ano, poucas pessoas ainda conhecem o valor correto e mais uma mudança poderia gerar um pouco de confusão.

app-de-desconto-multas

A medida de investimento tem como principal objetivo diminuir o custo com envio de documentos impressos, uma burocracia necessária. Outras situações tinham a correspondência extraviada e a notificação acabava falando. Houve casos, por exemplo, de pessoas que tiveram a Carteira Nacional de Motorista (CNH) suspensa por mais de um ano sem terem sido notificadas, nestes casos elas podem recorrer.

Em outras palavras o sistema de cartas é muito antigo para notificar a todos os motoristas e está prejudicando algumas situações simples como envio de multas ou notificação de pagamentos ou cancelamentos. Dessa forma, o usuário do aplicativo será avisa da multa por meio eletrônico e não precisará mais ficar esperando que a correspondência chegue a sua casa e nem mesmo a infração de forma tradicional.

O desconto deve fazer com que as pessoas façam bastantes downloads deste aplicativo e ele pode ser o inicio para a facilitação de outros processos dos departamentos estaduais de transito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *