Detran PE muda ordem para o circuito no teste prático

O Departamento Estadual de Trânsito de Penambuco (Detran PE) mudou as regras para realizar as provas práticas para quem está tirando a primeira habilitação. No entanto as alterações geraram bastante polêmica principalmente com aqueles que trabalham nas autoescolas. A medida foi feita para  manter o padrão do que ja é feito nos outros estados brasileiros.

A partir de agora a baliza que é a prova mais temida será a primeira e só quem não levar infrações que desclassifiquem poderá sair para a rua com o carro. A rampa também é outro momento que mais reprova. No entanto as principais reclamações estão nos alunos que pegaram a mudança de supetão e sabiam somente das alterações quando chegaram no Detran.

A verdade é que a novidade realmente foi pouco divulgada e quem sofreu mais foram os instrutores e alunos que fizeram a prova sem saber da nova legislação. Pessoas que vao realizar a prova normalmente sofrem com ansiedade e  medo, afinal é um teste tenso qualquer mudança provoca reações muito grandes.

Teve instrutor dos centros de formação de condutores que também só perceberam a alteração ver os testes com seus próprios olhos quando chegaram no Detran PE. Apesar da diferença não ser grande o sentimento ficou de que  o Detran precisa melhorar a comunicação para evitar esse tipo de mal entendido e desesperos desnecessários.

A partir de agora o teste é feito da seguinte forma

  1. Faz a baliza, passa pelo primeiro ciclista mantendo distância de 1,5 m
  2. faz o circuito de sinalização de trânsito com semáforos e faixas
  3. Passa pelo segundo ciclista
  4. Vai para a garagem
  5. Sobe a rampa

Veja o pátio do Detran PE:

Para pessoas que trabalham no Detran agora o espaço para fazer a decida ficou maior e diminui o risco de acidentes por alunos que perdiam o controle do carro. Além disso acreditam que psicologicamente enfrentar o pior é mais fácil e saudável para o resto do teste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *