top of page
Buscar
Foto do escritorrockfreeday

Felipe Machado, guitarrista do Viper, lança em São Paulo livro de fotos em homenagem ao ‘Dia de Los Muertos’ no México





Publicação trilíngue da editora Afluente, ‘La Fiesta de Los Vivos’ traz 50 retratos clicadas no ruas da Cidade do México durante o famoso desfile



Título: La Fiesta de Los Vivos



Autor: Felipe Machado



Formato: 19 x 26 cm – 200 páginas



Lançamento:



Data: Quinta-feira, 28 de novembro



Horário: A partir das 19h



Local: Restaurante Si Señor – Rua Luis Coelho, 214 – Consolação, São Paulo



O jornalista, músico e escritor Felipe Machado fotografou mexicanos de todas as idades durante o desfile em homenagem ao Dia dos Mortos realizado em 2 de novembro de 2017 na Avenida Reforma, região central da Cidade do México. O resultado é o livro “La Fiesta de Los Vivos”, publicado agora pela editora Afluente sob a supervisão do curador Julius Wiedemann. A ideia inicial para a obra surgiu a partir de uma exposição homônima organizada por Felipe Machado e exibida no Memorial da América Latina, em São Paulo, em 2019.



A edição trilíngue de luxo (português, espanhol e inglês) traz textos de Felipe Machado e da renomada jornalista mexicana Brenda Estefan, colunista do jornal Reforma. Brenda é professora do Instituto Panamericano de Alta Direção de Empresa (IPADE) e colabora como analista de política internacional em diversos meios de comunicação no México e no exterior.



“Já passei o Dia dos Mortos no México algumas vezes e essa festa sempre me fascinou. É muito curioso ver como os mexicanos encaram a morte com alegria, ao contrário da tristeza que ela inspira na maioria dos povos. Os mexicanos celebram seus mortos valorizando a vida e acho que foi esse paradoxo que me atraiu na hora de registrar as expressões faciais desse povo maravilhoso durante essa festa colorida e popular”, afirma Felipe.



 “É uma tradição que reflete a alma mexicana, um eco de nossas crenças, nossos desejos e nossos medos mais profundos. Nela, encontramos a esperança de que, embora o tempo desgaste nossos corpos, o espírito perdura para sempre”, complementa Brenda Estefan, na apresentação de “La Fiesta de Los Vivos”.



O Dia dos Mortos é uma das celebrações mais representativas da cultura mexicana. A festa – considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) –, reúne famílias e comunidades para honrar seus antepassados. Nesse dia, os vivos se encontram com os mortos para celebrar a vida e a morte através de um banquete de sabores, cores e música.



FELIPE MACHADO



Jornalista, músico, publicitário e escritor, Felipe Machado é apresentador do podcast “De Onde Vêm as Ideias” e autor dos livros Palavra de Homem (2019), Um Lugar Chamado Aqui (2016), vencedor do prêmio de Melhor Livro do Ano pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Bacana Bacana – Aventuras pela Copa do Mundo da África do Sul (2010), Ping Pong – Aventuras pela China Olímpica (2008), indicado ao Prêmio Jabuti, e os romances O Martelo dos Deuses (2007) e Olhos Cor de Chuva (2002).



Felipe também tem uma carreira de sucesso na música. É guitarrista do projeto FMSolo e do VIPER, banda de rock com extensa carreira internacional. Tocou na Europa, Japão, EUA e América do Sul, onde dividiu o palco com nomes como Metallica, Kiss e Black Sabbath. Em 2022, o VIPER foi um dos destaques do Rock in Rio e, em 2023, lançou seu álbum mais recente, “Timeless”.



A cultura nasce de legados. De pessoas e grupos que se importam com a construção do futuro. Somos a AFLUENTE, um selo para a cultura Brasileira, multiplicador de heranças culturais, na certeza de que todo trabalho relevante merece ser publicado. Todos os assuntos que constroem uma sociedade mais justa e diversa nos interessam. Da arte à arquitetura, da gastronomia à subcultura, do fotojornalismo à natureza, da diversidade de raças à liberdade LGBTQIA+. Seja a partir de temas locais ou universais, a AFLUENTE chega para ouvir, aprender e publicar. Somos mais que uma editora.



AFLUENTE tem como fundadores Julius Wiedemann, como investidor, e William Baglione, como curador chefe. Julius tem experiência em curadoria de temas culturais e em tecnologia, e editou mais de 100 publicações pela editora TASCHEN, tendo tido residência internacional nos últimos 20 anos.  William tem longa história de curadoria, mentoria para artistas e trabalho na área cultural. A Afluente pretende colaborar com a formação da correnteza que é a cultura brasileira.



Editora AFLUENTE: http://www.afluente.art



“LA FIESTA DE LOS VIVOS” JÁ ESTÁ À VENDA: https://www.afluente.art/produto/la-fiesta-de-los-vivos-195




0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page